O que é ciência política, a qual é conhecida também como análise política, pode ser definida como o estudo dos sistemas, das organizações e dos processos políticos – da política em geral. Abrange tanto o estudo da estrutura e dos processos de governo ou Estado quanto de qualquer outro sistema de organização humana que visa a segurança, justiça e os direitos civis.

o que é ciência política

O que é ciência política: entenda a sua origem

O tal estudo surgiu através de Aristóteles, na Grécia Antiga (XIV – IX a.C). O filósofo grego compreendeu e definiu as formas de governo. A partir daí, a política começou a ser vista diferentemente, através dos governantes e das sociedades.

Durante o período de Renascentismo (XIV – XVII), Nicolau Maquiavel, o filósofo e teórico político, expôs suas teorias de como um governante deve agir através do seu livro O príncipe. Essa fonte bibliográfica é de extrema importância para a compreensão sobre o que é ciência política.

Nos séculos XVII e XVIII, os filósofos John Locke e Voltaire, respectivamente, renovaram as teorias políticas. O primeiro defendeu o liberalismo político, o que foi muito importante para a evolução econômica da sociedade; e o segundo trouxe uma noção de Estado mais justa, expandindo a cidadania para mais pessoas.

Entretanto, o que é ciência política foi definida muito tempo depois. O termo “ciência política” foi estabelecido por Herbert Baxter Adamn, em 1880. Atualmente, o termo refere-se a teoria e a prática da política.

Além dos pensadores já citados acima, Platão, Maquiavel, Bodin, Montesquieu, Alexis de Tocqueville e August Comte também foram responsáveis por tornar possível a metodologia que hoje é utilizado para estudar o que é ciência política.

Campos da ciência política

Tanto a teoria quanto a filosofia política, os sistemas políticos, as ideologias, economia política, geopolítica, geografia política, políticas públicas, relações internacionais, administração pública, entre outros, determinam o que é ciência política.

Vamos tentar entender um pouco melhor. Por exemplo: as políticas públicas determinam as ações realizadas pelo Estado para conter as principais demandas da sociedade. Tem como base a relação entre o governo e a população. As políticas de saúde e educação, assim como a assistência social e a cultura podem servir de exemplo dessa categoria.

Já a geografia política refere-se à relação entre a política e o território. O conjunto de estudos geográficos, os quais assumem um sentido voltado para a política, determinam esse ramo que está presente em o que é ciência política. Atualmente, esse ramo leva em consideração características políticas diante dos aspectos socioeconômicos, seja no setor local, regional, nacional ou internacional.

Importância da ciência política

É através da ciência política que é realizado a análise do funcionamento e da organização do poder e do Estado. A fim de evitar abusos no poder é necessário entendê-lo, garantindo o avanço nas instituições políticas e no próprio estudo dos mecanismos de poder.

Além disso, entender o que é ciência política permite discutir assuntos das mais diversas áreas, sejam elas de direito, sociologia ou economia, por exemplo.

Cidade, cidadania, direitos civis e políticos e Estado são os termos básicos relacionados a ciência política que garantem a efetividade dos avanços nesse meio. Com o surgimento da pólis, ou também conhecida como cidade-estado, na Grécia Antiga, começou a preocupação com a política. Na democracia, a cidadania é distribuída para todas as pessoas e permite a participação delas no sistema político. Já os direitos, tanto civis quanto políticos, protegem a liberdade dos indivíduos, enquanto o Estado pode ser visto como uma das noções mais importantes do ramo, visto que procura entender as formas e estruturas políticas.